PATRIMÔNIO HISTÓRICO

O Palacete Bolonha faz parte do acervo arquitetônico da cidade de Belém, sendo um dos mais representativos prédios históricos da Belle Époque na capital paraense. Construído em 1905, foi idealizado pelo engenheiro Francisco Bolonha para presentear sua amada esposa, Alice Tem-Brink.

O prédio que possui estilo eclético, como o neoclássico, art noveau, barroco e rococó, após 20 anos sem intervenções foi totalmente restaurado e contou com todo o profissionalismo e dedicação da Pinheiro Sereni Engenharia.

A empresa investiu em cursos de capacitação, palestras e ensino sobre o patrimônio histórico da cidade para os seus colaboradores, a fim de desenvolver uma obra de restauro de total responsabilidade com o patrimônio material da cidade.

Para o Engenheiro responsável pela execução e restauro do Palacete, Charles Aragão: “É uma satisfação saber que a empresa esta contribuindo para a sociedade poder contemplar esse lindo projeto. Estamos muito satisfeito em entregar esta joia rara. Que Belém possa abraçar e conservar para que outras pessoas possam admirar e conhecer um pouco mais sobre o final do século XIX.

“Foi uma grata satisfação para nós da Pinheiro Sereni participarmos da restauração completa do Palacete. Além de ser uma obra técnica, que envolve vários profissionais, ela nos remete como devemos ser um com o outro e teve o intuito de trazer a esposa amada do engenheiro para morar em Belém. Essa motivação tão importante que foi o amor gerou essa construção maravilhosa. Que mais obras venham para que a gente possa se deleitar tecnicamente na restaurações de outros prédios como este”. Ulisses Sereni.